Aprendi nos games : Camadas terrestres com Minecraft

Minecraft é um jogo que possibilita a utilização de todos recursos de seu ambiente com a coleta de insumos principalmente por meio da mineração, e então surge uma dúvida… quais semelhaças existem entre as camadas do mundo de Minecraft com o Planeta Terra? É o que veremos a seguir!

De acordo com a classificação segundo a composição química, a Terra está dividida em crosta, manto e núcleo e no comportamento físico divide-se em litosfera, astenosfera, mesosfera, núcleo externo e núcleo interno. Todas as camadas da Terra são distintas, esse fato ocorre em razão de sua composição química, temperatura e espessura. O jogo também possuí suas camadas onde a camada 0 é o ponto de referência, diferente do que estamos habituados na vida real de usar a altitude do mar como referência.

Sunrise — Minecraft Wallpaper

Em Minecraft, o nível do mar é a camada 64, enquanto o nível mais alto do ambiente de jogo fica na camada 127. Especificamente, a face inferior do último bloco de bedrock é o ponto onde a coordenada Y (altura) chega a 0. Este bloco, portanto, se encontra na camada 0. A face superior do bloco no ponto mais alto em que pode ser posicionado está no local em que a coordenada Y é igual a 256. Este bloco, portanto, está sobre a camada 255. O jogador pode apertar o botão F3 para ver em que posição Y ele atualmente está.

As camadas podem ser divididas por suas composições químicas, como:

  • Crosta terrestre: corresponde à fina camada da superfície terrestre, é composta por rochas sólidas constituídas por oxigênio, silício, alumínio, magnésio e ferro, essa parte do planeta possui 40 quilômetros de espessura.
  • Manto: compreende a segunda camada, possui 2.900 quilômetros de extensão e conserva uma temperatura elevada que atinge 3.400ºC. O minério responsável pela formação dessa camada da Terra é o magma, constituído por silício e magnésio.
  • Núcleo: essa parte da Terra é a mais intrigante, pois praticamente não existe conhecimento acerca dessa camada, no entanto, sabe-se que é formada por minérios como ferro e níquel. O núcleo se divide em núcleo interno (extensão de 2.250 km e 3.000ºC) e núcleo externo (extensão de 1.220 km e atinge uma temperatura de aproximadamente 6.000ºC).

O jogo também possuí uma distribuição de minérios de acordo com suas camadas que pode ser visualmente percebida no gráfico abaixo.

Foto de Eduaddad (Minecraft Wiki) — 2018

É perceptível que mesmo em um mundo fictício que se passa Minecraft, existe uma certa similaridade na disposição de recursos comparado ao Planeta Terra, e isso pode te fazer até lembrar em uma prova certos conceitos! Se vocês se interessa pelo assunto, uma graduação em:

  • Geofísica
  • Geologia

Confira nossas referências bibliográficas para saber mais e siga o projeto para mais informativos 👌

Redes sociais
https://linktr.ee/aprendinosgames

Referências

FREITAS, Eduardo de. “Estrutura Terrestre”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estrutura-terrestre.htm. Acesso em 22 de abril de 2020.

ALTITUDE. Minecraft Wiki. Disponível em: https://minecraft-pt.gamepedia.com/Altitude. Acesso em: 21 abr. 2020.

Projeto voltado a demonstrar como jogos podem colaborar no processo de aprendizagem bem como lidar com diversas questões diárias!

Projeto voltado a demonstrar como jogos podem colaborar no processo de aprendizagem bem como lidar com diversas questões diárias!