Aprendi nos games: Leis de Newton com Fall Guys

Aprendi Nos Games
3 min readDec 29, 2020

Fall Guys: Ultimate Knockout é um jogo eletrônico battle royale multijogador lançado em 4 de agosto de 2020 com a proposta de corridas com obstáculos onde 60 pessoas disputam para serem clássificados em diversas fases. O desafio é bem grande visto que a concentração na hora de desviar e pular é necessária, mas um ponto bem interessante é perceber como conceitos da Física são aplicados no game!

Fall Guys, 3rd season — Steam

O jogo nos permite:

  • Correr
  • Pular
  • Girar
  • Escorregar
  • etc

Assim como o seu Fall Guy pode cair, essa foi uma das inspiração para formular a teoria de Isaac Newton quanto a sua teoria da gravitação: a observação da queda de uma maçã de uma árvore

Issac Newton no formato de Fall Guy— John Will

Esse cientista foi responsável pela obra que descreve a lei da gravidade universal e as leis que fundamentaram a mecânica clássica, e podemos observar no jogo diversos aspectos para compreendermos suas contribuições.

Primeira Lei

Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”

Sabemos que é praticamente impossível ficar parado no game, então, estamos em constante movimento e os obstáculos ( e aqueles players que te esperam no final da fase para te empurar ou te segurar ) são os fatores que nos obrigam a mudar esse estado. Uma força que está sempre em oposição é a força de atrito, que surge devido ao contato com o solo. Percebemos a diminuição quando passamos na “gosma rosa” dos mapas.

Segunda Lei

A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida.

Talvez uma das fórmulas que mais vimos em física foi essa fórmula, e explica muito bem a força que fazemos nas portas, bolas e outros elementos do mapa bem como explica o porque de sermos atraídos para o chão, e consequentemente, caírmos do mapa e sermos eliminados…

Terceira Lei

A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”

Para toda ação, existe uma reação… essa lei é bem interessante por servir tanto de conselho quanto de um estudo da física, e percebemos ela toda vez que acertamos ou somos acertados por algo nas fases. Lembrando que a massa é diretamente responsável por essa reação e corpos de menor massa sofrem uma reação maior.

Curiosidade

Uma curiosidade interessante é que os bonecos foram desenhados justamente para terem um centro de gravidade alterado, então eles são mais altos com pernas curtas facilitando a queda.

Ainda não conferiu o vídeo? Segue a dica!

Confira nossas referências bibliográficas para saber mais e siga o projeto para mais informativos 👌

Redes sociais
https://linktr.ee/aprendinosgames
https://www.instagram.com/aprendinosgames/

Referências

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/forca-atrito.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/terceira-lei-newton.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/macetes-para-formulas-fisica.htm

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/leis-newton.htm

https://www.pcgamer.com/every-type-of-fall-guy-classified/

https://dotesports.com/br/fall-guys/news/dicas-e-truques-para-vencer-em-fall-guys

https://www.theenemy.com.br/playstation/fall-guys-como-vencer-em-todas-as-fases-do-game#item-list-1

--

--

Aprendi Nos Games

Projeto voltado a demonstrar como jogos podem colaborar no processo de aprendizagem bem como lidar com diversas questões diárias!