Aprendi nos games: Geometria plana com Valorant

Com a proposta aos jogadores de que “a criatividade é a sua maior arma” e que você “desafie seus limites”, Valorant surge como um jogo de tiro tático 5x5 que tem como objetivo plantar ou desarmar a Spike. O jogo conta com agentes com habilidades adaptativas, rápidas e letais, que criam oportunidades para que sua mecânica de tiro mostre a que veio. Mas além disso, o jogo conta com alguma condições que nos permitem utilizar a matemática para nosso melhor posicionamento… quer saber como? Acompanha aí!

Valorant Brasil — Twitter

Vamos iniciar com alguns adendos… os mapas que você jogam são ambientes 3D dentro de um motor de jogos, mas para facilitar nosso entendimentos, vamos pensar no plano 2D das coisas, basicamente, figuras bidimensionais ( tendo as propriedades de altura e largura ).

Campo de visão

No jogo, o seu campo de visão é limitado a 103° de liberdade. Para você ter idéia, os seres humanos possuem um campo de visão de aproximadamente 180 graus ( temos nossa visão central e periférica ), então no jogo, você precisa corrigir muito o seu posicionamento para não tomar uma rajada e nem saber de onde veio. Com isso, temos nosso primeiro conceito:

É possível até brincar um pouco com valores, visto que é possível descobrir o valor da base desse triângulo de acordo com a distância que você está do inimigo. Felizmente, valorant tem indicações de distância, que é medido em metros, ( engraçado que pelas indicações, se você mirar no chão o seu personagem de certa forma aparenta ter dois metros, mas isso deva ser devido a arredondamento de valores)

No jogo, a tecla “Z” permite a indicação de um ponto de direcionamento

Supondo que você esteja a 5m de distância de uma parede, por exemplo, você descobre que sua visão é de quase 13 metros!

Primeiro, foi verificada qual fórmula tinha a incógnita e nossos valores, que no caso é a da tangente. A incógnita foi isolada e obtendo a equação vista na imagem cujo resultado é de aproximadamente 6,29, que posteriormente foi multiplicado por 2 ( visto que é apenas uma metade da base)

No site calculat.org você pode, apenas colocando valores, estabelecer todos os cálculos referentes a isso, mas lembre-se que neste caso foi a reprodução de uma das metades ( com um triângulo retângulo ), visto que temos os ângulos internos e o valor de “b”.

Uma análise foi feita por Riot Tuxedo, um funcionário da Riot Games que atua na área de APIs. Resumidamente, o termo API refere-se a dados disponibilizados para implementações em ferramentas de terceiros, como o OP.GG do League Of Legends que tem seu histórico e outras informações de sua partida.

“ Notei que algumas pessoas estão confusas sobre como elas são acertadas em Valorant, então criei alguns exemplos para ajudar ilustrar como a distância de um ângulo determina que pessoa olha a outra primeiro, exemplos no game incluídos também”

Para quem quiser ver a análise dele no Twitter, segue o link!
https://twitter.com/RiotTuxedo/status/1250637508204834816

Dicas

  • Utilizar habilidas como as granadas de fumaça e atordoamentos são essenciais
  • Verificar os pixeis, isto é, locais do mapa que o inimigo possa estar
  • Se escorar nas paredes pode ser uma boa para evitar tiro nas costas, mas cuidado com locais que o tiro possa atravessar
  • Entrar em locais o mais afastado possível das paredes, assim aumentando seu campo de visão
  • Verificar o mini mapa para tentar cobrir áreas que seu companheiro de time não está

Ainda não conferiu o vídeo? Segue a dica!

Confira nossas referências bibliográficas para saber mais e siga o projeto para mais informativos 👌

Redes sociais
https://linktr.ee/aprendinosgames

Projeto voltado a demonstrar como jogos podem colaborar no processo de aprendizagem bem como lidar com diversas questões diárias!

Projeto voltado a demonstrar como jogos podem colaborar no processo de aprendizagem bem como lidar com diversas questões diárias!